Valores: Definição e Relevância




"If there is no absolute moral standard, then one cannot say in a final sense that anything is right or wrong. By absolute we mean that which always applies, that which provides a final or ultimate standard. There must be an absolute if there are to be morals, and there must be an absolute if there are to be real values. If there is no absolute beyond man's ideas, then there is no final appeal to judge between individuals and groups whose moral judgements conflict. We are merely left with conflicting opinions." 
Francis Schaeffer (1912-1984)

Valores? Um conjunto de pensamentos gerados a partir de influências externas que limitam o comportamento de um indivíduo, ou de uma sociedade.
Valores fortes não estão facilmente sujeitos a circunstâncias, nem aos interesses próprios de um indivíduo, ou de uma sociedade.
Valores fortes levam um indivíduo, ou uma sociedade a um ponto de equilíbrio, e acabam por produzir uma sensação prazerosa de união, paz e segurança.
Valores fortes, por outro lado, podem tolher a liberdade do indivíduo, ou da sociedade, e sua capacidade de expressão e criação.
A criação de valores fortes não deveria estar sujeita ao tempo, regimes autoritários tendem a se apropriar deste processo para seu perpetuamento. A história humana mostra que estes regimes não se sustentam ao longo prazo, bem como seus valores.
Judaísmo, Islamismo e Cristianismo são exemplos de religiões que procuram retirar seus conjuntos de valores de uma fonte imutável e eterna, ou seja, dos seus próprios deuses.
O pós-modernismo também traz seu conjunto de valores, onde a liberdade de expressão, e o hedonismo, são dois de seus mais importantes pilares. Ocorre que estes valores não se compatibilizam com os valores das religiões históricas mencionadas há pouco. Portanto, não há a possibilidade de convivência pacífica e saudável entre o pós-modernismo e estas. Na verdade a aparente sensação de convivência pacífica entre estas nada mais é do que a prova de domínio do pós-modernismo.

Comments