A influência dos valores nas corporações



"You will find, if you think for a moment, that the people who influence you are the people who believe in you." 
Henry Drummond (1851-1897)

Os valores nas corporações tendem a ser explicitados a todos os seus “stakeholders”, sejam eles, empregados, clientes, e fornecedores.
Parece que todo o empreendedor em algum momento de sua empresa, passa a considerar importante definir este conjunto de valores. Geralmente este chega acompanhada da definição de missão e visão do negócio.
Ocorre que o conjunto de valores corporativos precede a própria criação da empresa. Eles já foram concebidos e residem na mente dos empreendedores. Portanto, definir os valores corporativos nada mais é do que resgatar os valores existentes em seus empreendedores.
A divergência entre os valores corporativos, e os valores dos empreendedores provoca em um primeiro momento uma sensação de desconforto e confusão dos “stakeholders”. Ao longo do tempo esta sensação desaparece, e os valores dos empreendedores acabam por prevalecer, e os valores corporativos acabam por se resumir a quadros empoeirados espalhados pela empresa.
Portanto, cabe a qualquer “stakeholder” descobrir, de fato, quais são os valores dos empreendedores. Isto sem desprezar os valores corporativos formalmente definidos, pois geralmente a eles estão atrelados punições formais que podem ser aplicadas a qualquer momento, até mesmo por questão de conveniência dos superiores.
Em grandes corporações, os diversos níveis de gerência, podem acomodar valores novos, e até mesmo contraditórios. Em última instância, isto não é saudável para a corporação, e torna difícil seu crescimento e sua perpetuação.

Comments