"Company cultures are like country cultures. Never try to change one. Try, instead, to work with what you've got. "
Peter Drucker (1909-2005)
Quando o empreendedor toma a decisão de criar seu negócio, é comum que uma pergunta venha a mente: Empreenderei sozinho, ou contarei com sócios? Caso a resposta seja não caminhar sozinho, é bom que o empreendedor entenda que os valores da empresa será a fusão dos valores dos sócios. E esta fusão, geralmente não obedece à participação societária das partes, mas a presença diária dos sócios na rotina da empresa. Se o empreendedor deseja dar ao negócio, seus valores, e não abre mão deles, é bom que ele seja extremamente exigente na seleção de seus sócios. Importante também que ele consiga separar os valores dos aspectos culturais de cada possível sócio. Caso contrário a busca se tornará ainda mais difícil.
Se o negócio já existe, e o momento seja de crescimento. Por exemplo, novos mercados, novo catálogo de serviços e/ou produtos, ou inovações disruptivas, avalie bem a razão para procurar sócios, e defina bem a participação dos mesmos nestas novas áreas. Limitar o escopo de atuação dos novos sócios é uma forma de proteger os valores nas áreas já consolidadas. Avaliar também se a busca por sócios não está ligada apenas com o compartilhamento de riscos, ou entrada de capital na empresa. Se esta for a resposta, é melhor pensar e planejar melhor. Instituições financeiras pode ser a melhor opção.
Se a sociedade já existe, é bom que os sócios, avaliem seus valores periodicamente, e discutam como eles têm influenciado a empresa. Para empresa de capital fechado, e mais de um sócio, recomenda-se que os valores dos sócios sejam levantados, discutidos e transferidos para os valores corporativos da empresa. Bom salientar, que no processo de discussão de valores, alguns valores podem ser incompatíveis com outros, e alguns deverão ser descartados em prol de uma unidade e coerência maior. Por fim este conjunto de valores deve ser respeitado e transmitido pelos sócios à todos os “stakeholders” em todo o tempo. Desta disciplina depende o perpetuamento da empresa.

Comments
Post a Comment